domingo, 5 de abril de 2009

Apresentação

Edafologia (edapho do grego “solo”, em um sentido que resgata o aspecto de substrato para seres vivos) e Pedologia (pedos do grego “solo” também, porém, agora com o significado mais voltado para o componente do meio físico) são partes da Ciência do solo.


A edafologia trata do estudo da influência dos solos nos seres vivos, em especial das plantas, incluindo o uso da terra pelo homem, e a pedologia é a ciência que trata da origem/formação, distribuição espacial, mapeamento e classificação dos solos, ou seja, o estudo dos solos em seu habitat.


Porém, como o cientista do solo Nyle C. Brady (Cornell University) colocou em seu livro THE NATURE AND PROPERTIES OF SOILS, embora a edafologia e a pedologia muitas vezes sejam tratadas com distinção entre elas, em um dado momento elas se sobrepõem, pois o entendimento das características dos solos é de fundamental importância para compreensão do modus vivendi dos organismos, e por sua vez, os seres vivos são extremamente influentes nos aspectos relacionados à formação/alteração das características dos solos, então é o solo como especial componente ecológico dos sistemas, em diversos níveis de antropização.


A preocupação com esta Interface (edafologia x pedologia) tem sido cada vez maior, muito nítida, por exemplo, em trabalhos de levantamentos de solos como subsídio às implantações agrícolas (em agricultura de ponta) e como subsídios também aos planos de manejos de parques ou de outros tipos de áreas de preservação de recursos naturais, pois temos os solos como grandes estratificadores dos ecossistemas.


Com base ao relatório pedológico podemos, por exemplo, melhor planejar o tipo de exploração que uma determinada área se presta, bem como qual o nível de uso de recurso financeiro necessário para a implantação e condução de uma dada cultura agrícola.


O conhecimento sobre “edafologia aplicada”, a ciência da Fertilidade dos Solos propriamente dita, também é de crucial importância para os diagnósticos das aptidões agrícolas e ambientais dos solos.


Bom, a finalidade deste blog é explanar sobre essas interfaces, e espero que todos tirem um bom proveito deste.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bacana este tópico, já tinha lido algo sobre a diferença e relação entre Edafologia e Pedologia mas nunca com essa distinção coesa, parabéns.